Os nove sinais iniciais da doença de Alzheimer.

Tempo de leitura: 2 minutos

A perda de memória que perturba a vida diária pode ser um sintoma de Alzheimer ou outra demência. O Alzheimer é uma doença cerebral que provoca um lento declínio na memória, pensamento e raciocínio. Há 09 sinais e sintomas de alerta. Cada indivíduo pode enfrentar um ou mais desses sinais em diferentes graus. Caso seu familiar ou paciente apresente algum destes sinais, consulte um médico.

1- Perda de memória.

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer é a perda da memória, especialmente esquecendo informações aprendidas recentemente. O paciente passa a esquecer de datas ou eventos importantes; ou mesmo, realizando os mesmos questionamentos de frequentemente. Inicialmente esquecendo nomes de pessoas ou objetos, mas lembrando mais tarde.

2 – Dificuldade de planejamento ou a resolução de problemas.

Algumas pessoas podem experimentar mudanças em sua capacidade de desenvolver e seguir um plano. Por exemplo, ter dificuldade em manter o controle de suas finanças pessoais; Dificuldade em preparar um prato seguindo uma receita. É comum o paciente apresentar dificuldades de concentração e levar muito mais tempo para realizar tarefas que realizavam com facilidade antes.

3 – Dificuldade em realizar tarefas em casa, no trabalho ou em sua vida social.

As pessoas com doença de Alzheimer muitas vezes têm dificuldade para executar as tarefas diárias. Às vezes, as pessoas podem ter problemas para dirigir até um local familiar, gerenciar um orçamento no trabalho ou dificuldade em lembrar as regras de um jogo favorito.

4 – Confusão em relação ou tempo ou lugar.

As pessoas com doença de Alzheimer podem perder o controle de datas, dias da semana, estações, onde moram. Às vezes, eles podem esquecer onde estão ou como chegaram até ali. Querer voltar para casa é um desejo recorrente em pessoas com Alzheimer. Geralmente este desejo aparece no fim da tarde, na transição entre dia e noite.

5 – Dificuldade em entender imagens visuais e relações espaciais.

Os pacientes podem ter dificuldade em ler, julgar distâncias e determinar a cor ou contraste de objetos.
6 – Dificuldade com a palavra escrita ou mesmo falada.

Pessoas com Alzheimer podem ter dificuldade para seguir ou participar de uma conversa. Eles podem parar no meio de uma conversa e não ter idéia de como continuar, repetir frases é algo comum. Apresentam dificuldades em encontrar a palavra certa.

7 – Esquecer onde colocou objetos pessoais.

Uma pessoa com a doença de Alzheimer pode pôr as coisas em lugares incomuns. Eles podem perder as coisas e ser incapazes de refazer seus passos para encontrá-los novamente. Às vezes, eles podem acusar os outros de roubar. Isso pode ocorrer com mais frequência ao longo do tempo.

8 – Isolamento social.

Uma pessoa com a doença de Alzheimer pode começar a isolar-se, deixar de realizar seus passatempos favoritos, atividades sociais, projetos de trabalho. No inicio dos sintomas o paciente percebe suas dificuldades e por constrangimento acaba se isolando.

09 – Mudanças de humor e personalidade.

O humor e personalidades de pessoas com Alzheimer pode mudar. Eles podem tornar-se desconfiados, deprimidos, com medo ou ansiosos.

AO PERCEBER ALGUM DESTES SINAIS, PROCURE UM MÉDICO.